Seguidores

31 de maio de 2011

Empadas do Mar

Andava uma placa de massa folhada perdida no congelador há algum tempo... e nunca ninguém lhe pegava. Era sempre encostada a um canto à espera do momento em que se tornaria útil... A semana passada chegou o dia! Mas à falta de frango para fazer empadas, vai de inventar e fazê-las de peixe, marisco e legumes que por cá havia! E a cozinha nem se queixou de tanta farinha e massa espalhadas por todo o lado (incluindo eu própria!).



Ingredientes:
- massa folhada
- azeite, alho, sal e pimenta q.b.
- polpa de tomate
- uma posta de pescada
- miolo de camarão
- delícias do mar
- alho francês às rodelas
- pimento picado
- farinha de trigo para polvilhar

Preparação:
Deixar a massa folhada descongelar à temperatura ambiente. Esticar com o rolo da massa, polvilhado com farinha, bem como a bancada da cozinha, para não colar. Fazer moldes (usei uma tigela) e colocar na forma de silicone, deixando a massa de maneira a conseguir colocar o recheio lá dentro!


Num tacho a parte, fazer um refogado com todos os ingredientes, tendo o cuidado de refogar em lume brando e com pouca água para que depois, no final, o recheio esteja pouco húmido.




Colocar o recheio pronto nas formas e cobrir com uma rodela de massa.


Nunca tinha feito empadas e confesso que inventei este parte! Levar a forno quente durante cerca de 15 minutos (o tempo e a temperatura variam consoante a marca da massa folhada - a que usei era da Iglo).

2 comentários: