Seguidores

18 de janeiro de 2011

Rolo de carne caseiro - parte I

Experimentei esta receita há uns tempos atrás e nunca mais me lembrei de a colocar por aqui... Tivemos um jantar na casa de uns amigos e o prato servido foi rolo de carne - só que já comprado feito. Fiquei a matutar na ideia e resolvi pesquisar receitas e dar algum gosto à invenção. Entretanto já servi a mesma receita em jantares cá em casa! :)



Ingredientes:
(para aproximadamente 3 ou 4 pessoas)
- 300 g carne de novilho picada
- 400 g de carne de porco picada
- alhos muito picadinhos
- sal, pimenta e colorau q.b.
- cerveja a gosto
- salsa seca picada (de compra)
- 1 ovo
- pão ralado para ligar (usei do que tem salsa e alho)
- queijo e fiambre fatiados

Preparação:
A forma de preparar o rolo é simples e ele não se desfaz como inicialmente me parecia... Basta temperar a carne no momento da preparação (ao contrário de uma peça de carne que necessita marinar de um dia para o outro). Colocar a carne picada numa taça grande (uso maior quantidade de carne de porco pois esta tem mais gordura e vai dar mais gosto, mas cada um decide como entender) e juntar todos os ingredientes, com excepção do pão ralado, mexendo sempre. Se conseguirem usem uma colher, eu prefiro usar as mãos para misturar e amassar, mas para isso também preciso de um ajudante na cozinha para me ir chegando tudo. Seguidamente ir juntando, aos poucos, o pão ralado até que a carne se despegue das mãos - mas atenção que não pode ser em exagero! O ovo deixa a carne com aspecto mais brilhante, quando esse aspecto desaparecer já deve estar no ponto (pelo menos faço assim!).


No tabuleiro onde vai assar, colocar azeite, cebola picada, sal, pimenta, cerveja, uma pouquinho de água, polpa de tomate e colorau, mexer tudo e reservar - este será o molho para assar.
Em cima da bancada colocar uma folha grande de papel de alumínio colocar o preparado de carne e tentar fazer um quadrado/rectângulo. Colocar por cima o queijo e fiambre, mais junto à parte por onde se vai enrolar para que este recheio não saia por fora. Enrolar com cuidado, tendo o cuidado de ir retirando o alumínio e colocar no tabuleiro para assar.


Regar com o molho e levar ao forno bem quente, durante cerca de uma hora a 200º. Normalmente a meio corto o rolo - que já não se desfaz! - e vou regando com o molho.


1 comentário:

  1. os rolos feitos em casa sabem sempre melhor... o teu não é excepção, está optimo!! bjks

    ResponderEliminar