Seguidores

19 de outubro de 2010

Molotof


Ingredientes para o molotof:
1 colher de sopa de açúcar por cada clara
caramelo (de compra) q.b.
margarina de culinária q.b.

Ingredientes para o doce de ovos (para a cobertura - cá em casa preferimos ovos ao caramelo):
gemas de ovo que sobram do molotof
1 colher de sopa a menos que o número de gemas de açúcar
água q.b.
amêndoa triturada

Preparação:
Bater as claras com a batedeira até ficarem em castelo e depois ir juntando o açúcar aos poucos enquanto se continua a bater. Colocar um fio de caramelo para que o molotof não fique deslavado por dentro.
vai ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos em forma bem untada com margarina.
Ao fim dos 10 minutos desligar o forno e deixar a porta entreaberta para sair o calor e o molotof não abater. Desenformar e levar ao frio com a cobertura.

Doce de ovos:
No copo da varinha mágica juntar as gemas e o açúcar (costumo pôr menos uma colher que o número de gemas para não ficar demasiado doce) e triturar com a varinha. Juntar o mesmo número de colheres de água que a quantidade de gemas e continuar a bater.
Levar esta mistura a lume brando e ir mexendo sempre com a vara de arames. Deixar cozer até engrossar conforme o desejado. Cobrir o molotof com o doce de ovos já frio e cobrir com amêndoa ralada.

NOTA:
Se o molotof levar 10 claras, leva também 10 colheres de sopa de açúcar. O doce de ovos levará as 10 gemas, 10 colheres de sopa de água e 9 colheres de sopa de açúcar.

2 comentários:

  1. Ficou mesmo lindo Maria João só eu não acerto e já desisti de os fazer hehehe.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. A mim também não calham sempre bem, há dias em que saem bem por instinto e outros dias, em que penso que estou a seguir as instruções à risca, só sai porcaria... Tenta mais uma vez!

    ResponderEliminar